quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE CAXIAS REQUALIFICADO PELOS PRÓPRIOS RECLUSOS

Visita ao estabelecimento prisional de Caxias, 26...
2012-09-26 às 18:09

A Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, afirmou que é possível requalificar estabelecimentos prisionais sem recorrer a parcerias público-privadas, mas ao trabalho dos reclusos em sua substituição. Estas declarações foram feitas na inauguração da primeira fase das obras de melhoramento da prisão de Caxias, que é um exemplo disto mesmo.

A Ministra acrescentou que este modelo, além de permitir a reabilitação das instalações prisionais, serve ainda para formar profissionalmente os reclusos, tornando-os assim aptos a desenvolver uma arte quando terminarem a sua pena e tornarem ao mercado de trabalho.
Paula Teixeira da Cruz sublinhou que a utilização de mão-de-obra reclusa, com caráter voluntário, permitiu ao Estado poupar 75% dos custos na remodelação da cadeia%.
No final da obra, previsto para 2014, a capacidade da prisão de Caxias irá aumentar de 270 para 505 lugares. Atualmente, o estabelecimento está sobrelotado, com 369 reclusos, quando a sua capacidade máxima é de 270 pessoas. Deste universo, 25% estão a aprender uma profissão e 20% estão a estudar.
Na visita esteve ainda presente o Secretário de Estado da Justiça, Fernando Santo, cujas funções governamentais estão mais viradas para a requalificação do parque judiciário.
Tags: justiça prisões

Sem comentários:

Enviar um comentário